Monday, March 21, 2005

Nova Manifestação Pela Lona Cultural da Barra

No dia 2 de abril, daremos continuidade à série de manifestações pacíficas que começamos em fevereiro, com o objetivo de lembrar o fim do Teatro de Lona da Barra e exigir do poder público a criação de um espaço que o substitua, atendendo às necessidades das bandas e produções culturais independentes da região Barra-Recreio.

A primeira manifestação teve resposta positiva, com a presença de um grande contingente de simpatizantes desta causa, assim como a cobertura da mídia impressa. Também atingimos o objetivo de chamar a atenção da prefeitura para nossas reivindicações, reatando o contato que foi perdido na época do despejo do Teatro de Lona, em 2002. Agora, repetiremos o evento, com o objetivo de manter esta atenção e garantir uma solução rápida e eficaz para esta grave deficiência da nossa região: a falta de um espaço cultural aberto e democrático, que não seja submisso ao marketing empresarial que domina a produção cultural de massa no Rio atualmente. Queremos também expandir nosso trabalho de conscientização da sociedade em relação ao crescente sucateamento da cultura no município. Esperamos que a classe artística do Rio se una em torno desta causa, visto que se trata da própria sobrevivência da cidade como berço cultural do Brasil.

O Teatro de Lona da Barra sempre se manteve como palco essencial para a produção cultural independente na região. Várias bandas consagradas passaram por lá, como o Planet Hemp, o Tianástacia, Los Hermanos, Detonautas, Dread Lion, Tafari Roots e Tribo de Jah; inúmeras outras atividades eram realizadas no espaço, como aulas de teatro e circo. No entanto, em 2002 foi despejado com o pretexto de dar lugar a uma estação da Cedae.

A produção independente é fundamental para a evolução social. Em um meio democrático, cabe ao Estado manter ativa a produção independente, na medida em que preza pela proteção das minorias culturais - e tal dever é constitucional.

Assine o abaixo-assinado virtual no link ao lado. Se puder encontrar os organizadores, dê preferência ao abaixo-assinado de papel.

Data: 2 de Abril de 2005, às 17:00

Com os shows das bandas: Ultima - Aurora - SIC - Lírio Branco - Exilados no Caos - Nébula

Local: Ao lado do Mercado Produtor da Barra, na Av. Ayrton Senna (espaço do antigo Teatro de Lona)

Apoio: Escola de Música da Barra, Festival Masmorra, Manifesto da Cultura Independente Carioca, Mercado Produtor


CONTATO

Telefones: 9605-2616 / 9214-0988 / 9167-6799

e-mail: masmorra@festivalmasmorra.com.br

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Teatro de Lona da Barra. Só quem foi sabe

4:48 PM  

Post a Comment

<< Home